— x мαrvєℓ υทivєrsє
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2ª Aula de Física De Poderes - Teórica

Ir para baixo

2ª Aula de Física De Poderes - Teórica  Empty 2ª Aula de Física De Poderes - Teórica

Mensagem por Charles Xavier Sáb maio 03, 2014 10:41 pm


Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema.

Fisicamente o conceito dado a quente e frio é um pouco diferente do que costumamos usar no nosso cotidiano. Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas.

Ao aumentar a temperatura de um corpo ou sistema pode-se dizer que está se aumentando o estado de agitação de suas moléculas.


Portanto, quando vocês utilizam seus poderes para congelar alguma coisa, estão na verdade diminuindo a agitação das moléculas desse corpo/objeto. Quando as moléculas estão completamente paradas, dizemos que a temperatura desse corpo chegou no zero absoluto.

Da mesma forma, quando vocês utilizam seus poderes para aquecer alguma coisa, na verdade esto aumentando a velocidade de agitação das moléculas.

Ao tirarmos uma garrafa de água mineral da geladeira ou ao retirar um bolo de um forno, percebemos que após algum tempo, ambas tendem a chegar à temperatura do ambiente. Ou seja, a água "esquenta" e o bolo "esfria". Quando dois corpos ou sistemas atingem o mesma temperatura, dizemos que estes corpos ou sistemas estão em equilíbrio térmico.

Esse equilíbrio pode ser notado por vocês quando um mutante de pele fria tocar em alguém de pele quente. Quando um mutante encandeceste tocar em alguém em temperatura normal. O mutante com pele fria resfriara a pele de seus adversário ao toca-la, pois as superfícies tendem a se equilibrar, da mesma forma que um mutante de pele quente irá queimar a pele de seu inimigo ao toca-la, pois esses dois movimentos partilham da mesma dinâmica, o equilíbrio térmico.

Calor

Quando colocamos dois corpos com temperaturas diferentes em contato, podemos observar que a temperatura do corpo "mais quente" diminui, e a do corpo "mais frio" aumenta, até o momento em que ambos os corpos apresentem temperatura igual. Esta reação é causada pela passagem de energia térmica do corpo "mais quente" para o corpo "mais frio", a transferência de energia é o que chamamos calor.

Calor é a transferência de energia térmica entre corpos com temperaturas diferentes.

Calor latente

Nem toda a troca de calor existente na natureza se detém a modificar a temperatura dos corpos. Em alguns casos há mudança de estado físico destes corpos. Neste caso, chamamos a quantidade de calor calculada de calor latente.

São nesses casos que vocês poderão modificar a meteria, como transformas a água em vapor, solidifica-la em forma de gelo ou liquidifica-lá novamente. Mas para isso vocês devem saber melhor as temperaturas de cada estado, principalmente da água, pois esse é o elemento em maior abundância em nosso planeta e é de grande valia em missões. Saber o ponto certo de vaporizar a água lhe dá habilidade suficiente para criar uma nuvem de vapor mais densa do que outros mutantes, pois torna seu vapor mais denso pela rápida e precisa vaporização da água. Coisas assim são de grande ajuda em uma missão, por isso abaixo seguirá uma pequena tabela com a temperatura necessária para modificar os estados da água.


Calor latente de fusão
Pouco mais de 0 graus Celsius

Calor latente de vaporização
100 graus Celsius

Calor latente de solidificação
Próximo de 0 graus Celsius

Calor latente de condensação
60 graus Celsius

Capacidade térmica

É a quantidade de calor que um corpo necessita receber ou ceder para que sua temperatura varie uma unidade. Assim sendo, vocês devem ter em mente que a quantidade de calor para aquecer uma viga de aço será diferente da quantidade de calor necessária para aquecer um objeto de cobre, por exemplo. Obviamente os metais tem capacidade térmica muito semelhantes. Apenas o usei como exemplo.

São inúmeras diferenças para exemplificar na aula. O objetivo dessa matéria é apenas lhes dar noções básicas de temperatura, pois muitos irão enfrentar perigos que, conhecendo essas leis, terão mais chance de serem bem sucedidos em suas tarefas.

Não somente mutantes ou seres capazes de mexer com fogo e gelo tem capacidade de lidar com temperaturas. Ter poder elétricos lhe possibilitam aquecer uma superfície, assim como lassar rajadas de energia. Ter supervelocidade também lhes da a chance de causar maior atrito em uma superfície, causando aumente em sua temperatura.


Transmissão de Calor

Em certas situações, mesmo não havendo o contato físico entre os corpos, é possível sentir que algo está mais quente. Como quando chega-se perto do fogo de uma lareira. Assim, concluímos que de alguma forma o calor emana desses corpos "mais quentes" podendo se propagar de diversas maneiras.

Como já vimos anteriormente, o fluxo de calor acontece no sentido da maior para a menor temperatura.

Este trânsito de energia térmica pode acontecer pelas seguintes maneiras:

condução;
convecção;
irradiação.

Ter em mente a funcionalidade dessa lei lhes permite saber que vocês não necessariamente precisam estar em contato direto com seu inimigo ou alvo para afligir mudanças na temperatura de seu corpo.

Alguém próximo de uma fonte de calor pode queimar a superfície de seu corpo, pode ferir seus olhos pela grande temperatura, até mesmo pode ter seus movimentos dificultados por estar perto de uma fonte de resfriamento.


Condução Térmica

É a situação em que o calor se propaga através de um "condutor". Ou seja, apesar de não estar em contato direto com a fonte de calor um corpo pode ser modificar sua energia térmica se houver condução de calor por outro corpo, ou por outra parte do mesmo corpo.

Por exemplo, enquanto cozinha-se algo, se deixarmos uma colher encostada na panela, que está sobre o fogo, depois de um tempo ela esquentará também.

Este fenômeno acontece, pois, ao aquecermos a panela, suas moléculas começam a agitar-se mais, como a panela está em contato com a colher, as moléculas em agitação maior provocam uma agitação nas moléculas da colher, causando aumento de sua energia térmica, logo, o aquecimento dela.

Também é por este motivo que, apesar de apenas a parte inferior da panela estar diretamente em contato com o fogo, sua parte superior também esquenta.



Convecção Térmica

A convecção consiste no movimento dos fluidos, e é o princípio fundamental da compreensão do vento, por exemplo.

O ar que está nas planícies é aquecido pelo sol e pelo solo, assim ficando mais leve e subindo. Então as massas de ar que estão nas montanhas, e que está mais frio que o das planícies, toma o lugar vago pelo ar aquecido, e a massa aquecida se desloca até os lugares mais altos, onde resfriam. Estes movimentos causam, entre outros fenômenos naturais, o vento.

Formalmente, convecção é o fenômeno no qual o calor se propaga por meio do movimento de massas fluidas de densidades diferentes.



Irradiação Térmica

É a propagação de energia térmica que não necessita de um meio material para acontecer, pois o calor se propaga através de ondas eletromagnéticas.

Imagine um forno microondas. Este aparelho aquece os alimentos sem haver contato com eles, e ao contrário do forno à gás, não é necessário que ele aqueça o ar. Enquanto o alimento é aquecido há uma emissão de microondas que fazem sua energia térmica aumentar, aumentando a temperatura.

O corpo que emite a energia radiante é chamado emissor ou radiador e o corpo que recebe, o receptor.

Tenham em mente essas leis, pois muitas vezes elas serão úteis. É possível aquecer uma superfície de metal em um combate, fazendo as botas de seus adversários derreterem na parte da sola, os deixando mais lentos. É possível aquecer o ar dentro de algum objeto para que ele se torne de certa forma mais leve, assim como outras situações onde esses conhecimentos serão válidos para vocês.


QUESTIONARIO

1 - O que é calor?
2 - O que acontece quando duas superfícies com temperaturas diferentes entram em contato?
3 - Qual o nome da lei que realiza o evento da pergunta anterior?
4 - Qual o memória da lei que permite influenciar na temperatura de um objeto mesmo que não estejamos em contato com ele?
5 - Qual a importância de saber evaporar a água de maneira mais eficaz em uma luta?
6 - O que um mutante com supervelocidade pode fazer para mudar a temperatura de uma superfície?
7 - O que é capacidade térmica?
8 - O que é calor latente?
9 - O que é conveccção térmicas?
10 - O fluxo de calor de uma superfície acontece do maior para o menor, ou do menor para o maior?


Mensagens :
119

Data de inscrição :
04/12/2013

Idade :
34

here's Charles Xavier
Charles Xavier

Ir para o topo Ir para baixo

2ª Aula de Física De Poderes - Teórica  Empty Re: 2ª Aula de Física De Poderes - Teórica

Mensagem por Charles Xavier Qua maio 28, 2014 1:39 pm

Notas
Thomas Richard: Recebe nota 45. Teve um bom desempenho na aula, soube interagir com a ambiente, porém, ainda deixou algumas arestas a serem aparadas. Parabéns, continue nessa crescente Wink
Mensagens :
119

Data de inscrição :
04/12/2013

Idade :
34

here's Charles Xavier
Charles Xavier

Ir para o topo Ir para baixo

2ª Aula de Física De Poderes - Teórica  Empty Re: 2ª Aula de Física De Poderes - Teórica

Mensagem por Charles Xavier Seg Jun 02, 2014 6:15 pm

Notas
Philip Montini: Recebe nota 47. Gostei muito da maneira que escreveu o post, Detalhadamente, Além de responder as perguntas de maneira certa, Teve um desenvolvimento bom na aula, como explicou a situação, recebe esta nota.
Mensagens :
119

Data de inscrição :
04/12/2013

Idade :
34

here's Charles Xavier
Charles Xavier

Ir para o topo Ir para baixo

2ª Aula de Física De Poderes - Teórica  Empty Re: 2ª Aula de Física De Poderes - Teórica

Mensagem por Charles Xavier Qua Jun 04, 2014 2:31 pm

Notas
Randy Stone: Recebe nota 32. Gostei da maneira em que dividiu os tópicos, No entanto deve se esforçar mais na criatividade e na interpretação, Além de responder as perguntas de maneira certa, Teve um desenvolvimento bom na aula, como explicou a situação, recebe esta nota.
Mensagens :
119

Data de inscrição :
04/12/2013

Idade :
34

here's Charles Xavier
Charles Xavier

Ir para o topo Ir para baixo

2ª Aula de Física De Poderes - Teórica  Empty Re: 2ª Aula de Física De Poderes - Teórica

Mensagem por Charles Xavier Seg Jun 09, 2014 4:01 pm

Notas
Rock Miller: Recebe nota 37. Teve um desenvolvimento baixo, com pouca criatividade e pequenos erros ortográficos. Porém, respondeu bem as perguntas feitas e mesmo que de forma basica, fez uma pequena interação e ambientação.
Mensagens :
119

Data de inscrição :
04/12/2013

Idade :
34

here's Charles Xavier
Charles Xavier

Ir para o topo Ir para baixo

2ª Aula de Física De Poderes - Teórica  Empty Re: 2ª Aula de Física De Poderes - Teórica

Mensagem por Charles Xavier Sáb Jun 21, 2014 5:02 pm

Notas
Paul Clayd: Recebe nota 42. Teve um desenvolvimento mediano, foi criativo em algumas partes e em outras não. Porém, respondeu bem as perguntas feitas e mesmo que de forma básica, fez uma pequena interação e as respostas que deu no questionário foram boas.
Mensagens :
119

Data de inscrição :
04/12/2013

Idade :
34

here's Charles Xavier
Charles Xavier

Ir para o topo Ir para baixo

2ª Aula de Física De Poderes - Teórica  Empty Re: 2ª Aula de Física De Poderes - Teórica

Mensagem por Charles Xavier Qua Jul 16, 2014 8:49 am

Notas
Alexandre Seballos: Recebe nota 44. Gostei da forma como interagiu na aula, formulando seus próprios exemplos, e o melhor exemplos do cotidiano. As respostas foram sucintas, mas corretas. Foi um bom post. Parabéns.
Mensagens :
119

Data de inscrição :
04/12/2013

Idade :
34

here's Charles Xavier
Charles Xavier

Ir para o topo Ir para baixo

2ª Aula de Física De Poderes - Teórica  Empty Re: 2ª Aula de Física De Poderes - Teórica

Mensagem por Charles Xavier Seg Jul 21, 2014 9:59 pm

Notas
Geoffrey O. Champoudry: Recebe nota 44. Seu post foi simples, porém interessante. Soube interagir na aula e dar um exemplo sobre o tema discutido. As respostas também foram simples e objetivas, e mais importante corretas. Parabéns, possui uma ótima escrita, continue assim.
Mensagens :
119

Data de inscrição :
04/12/2013

Idade :
34

here's Charles Xavier
Charles Xavier

Ir para o topo Ir para baixo

2ª Aula de Física De Poderes - Teórica  Empty Re: 2ª Aula de Física De Poderes - Teórica

Mensagem por Charles Xavier Ter Jul 29, 2014 7:42 pm

Notas
Baron: Recebe nota 40. Comparado a sua última aula, este texto fora um pouco vago. Ao meu ver, você poderia ter detalhado mais o que aconteceu em sala de aula, fora dela e quanto ao exercício, suas repostas foram boas e vagas ao mesmo tempo. Por isto recebe esta nota...
Mensagens :
119

Data de inscrição :
04/12/2013

Idade :
34

here's Charles Xavier
Charles Xavier

Ir para o topo Ir para baixo

2ª Aula de Física De Poderes - Teórica  Empty Re: 2ª Aula de Física De Poderes - Teórica

Mensagem por Charles Xavier Qua Out 15, 2014 5:37 pm

Notas
Mr. Rossets: Recebe nota 41. Comparado a sua última aula, este texto fora um pouco vago. Ao meu ver, você poderia ter detalhado mais o que aconteceu em sala de aula, fora dela e quanto ao exercício, suas repostas foram boas e vagas ao mesmo tempo. Por isto recebe esta nota...
Mensagens :
119

Data de inscrição :
04/12/2013

Idade :
34

here's Charles Xavier
Charles Xavier

Ir para o topo Ir para baixo

2ª Aula de Física De Poderes - Teórica  Empty Re: 2ª Aula de Física De Poderes - Teórica

Mensagem por Charles Xavier Sex Nov 07, 2014 1:51 pm

Notas
Stephen D. Thompson: Recebe nota 43. Respondeu todas as questões corretamente, porem possui erros gramaticais, quanto à acentuação e pontuação, o que dificulta o entendimento em algumas partes, mas mesmo assim nas partes entendíveis ficou muito boa a narração, por isso recebe essa nota...
Mensagens :
119

Data de inscrição :
04/12/2013

Idade :
34

here's Charles Xavier
Charles Xavier

Ir para o topo Ir para baixo

2ª Aula de Física De Poderes - Teórica  Empty Re: 2ª Aula de Física De Poderes - Teórica

Mensagem por Charles Xavier Sáb Jan 03, 2015 5:30 pm

Notas
Matthew Conrad : Recebe nota 43. Narração ficou melhor que a anterior, tente detalhar mais ainda suas ações isso enriquece o texto, mas sem exageros, soube explorar os elementos e cumpriu com o desejável para com a aula respondendo corretamente as questões, agora porem ficou com poucos erros de concordância nada grotesco que dificulte o entendimento do texto mas fique atento a isso, fico no aguardo para a próxima aula meu jovem aluno.
Mensagens :
119

Data de inscrição :
04/12/2013

Idade :
34

here's Charles Xavier
Charles Xavier

Ir para o topo Ir para baixo

2ª Aula de Física De Poderes - Teórica  Empty Re: 2ª Aula de Física De Poderes - Teórica

Mensagem por Viktor Soulstone Qua Fev 25, 2015 6:55 am


Viktor Soulstone


i don't experience the fear and i don't back down

Viktor Soulstone acordou cedo aquela manhã, ainda estava se acostumando ao clima sem perigos do instituto, e encarava cada professor como um cliente ou seja, com respeito e atenção. Como sempre se dirigiu pontualmente para  aula, adentrou a sala e se sentou em uma das cadeiras, fazendo o esforço máximo para não chamar atenção escolheu uma cadeira no canto. O professor já se encontrava na sala e escrevia no quadro enquanto os alunos se sentavam. Demorou alguns minutos ate a sala ficar cheia e só então Diretor do instituto ,que servia de professor naquela manhã, se virou para falar com eles e começou uma longa explicação sobre energia térmica e calor. Viktor nunca frequentara a escola, aprendera a ler e escrever muito tardiamente, e normalmente se entediaria facilmente com tais coisas, mas duas coisas o impediam de perder a atenção: a primeira delas era o medo que sentia de Charles Xavier, para ele o poder do professor X era aterrorizante, poder entrar em uma mente sem que o possessor de tal mente sequer notasse, saber de seus pecados, de seus crimes e de seus pensamentos mais cruéis. Nada poderia ser mais assustador. O segundo motivo era que a aula era ligada diretamente aos poderes de Soulstone, e portanto assim que percebeu isso ele se interessou pelo assunto. Concluida as explicações o professor passou uma seria de perguntas, o jovem Havaiano, pegou seu caderno e começou a responde-las tentando se lembrar de tudo que o professor havia dito.

QUESTIONARIO
1 - O que é calor? Calor e a quantidade de energia térmica transferida entre dois corpos.
2 - O que acontece quando duas superfícies com temperaturas diferentes entram em contato? Elas transferem energia térmica entre elas ate atingir o equilíbrio térmico, ou seja ate que as duas tenham a mesma temperatura.
3 - Qual o nome da lei que realiza o evento da pergunta anterior? condução térmica.
4 - Qual o memória da lei que permite influenciar na temperatura de um objeto mesmo que não estejamos em contato com ele?Irradiação Térmica
5 - Qual a importância de saber evaporar a água de maneira mais eficaz em uma luta? Existem varias aplicações possíveis, desde diminuir a visibilidade de um ambiente através do vapor(principalmente ambientes fechados), ate fornecer tirar possiveis munições para um mutante que controle a água por exemplo. isso e de grande auxilio sabendo que a água e o elemento mais abundante em nosso planeta.
6 - O que um mutante com supervelocidade pode fazer para mudar a temperatura de uma superfície? Através do atrito ele pode conseguir facilmente aumentar a temperatura de superfícies, por exemplo: alisando elas em super velocidade, esfregando um terceiro material sobre ela sempre em supervelocidade etc..
7 - O que é capacidade térmica? É a quantidade de calor necessário para aumentar em uma unidade a temperatura de determinado objeto.
8 - O que é calor latente? É o calor necessário para modificar o estado físico de um elemento
9 - O que é convecção térmicas? É o principio do movimento dos fluidos baseados em temperatura, os fluidos quentes tendem a subir enquanto os frios a descer.  
10 - O fluxo de calor de uma superfície acontece do maior para o menor, ou do menor para o maior? Do maior para o menor. O que tiver temperatura maior passara energia para o que tiver temperatura menos, ate entrarem em equilíbrio térmico.

Concluída a atividade o aluno a entregou na mesa do professor sem porem olhar ele nos olhos, se retirou da sala, com uma leve dor de cabeça se perguntando se era pelo esforço de pensar ou por uma intromissão em seus pensamentos da parte do Professor.
 

Aula de Fisica dos poderes mutantes.


[/color]copyright 2013 - All Rights Reserved for [url=http://cupcakegraphics.forumeiros.com/u1] ✖ Lari

Ficha X-Marvel
Poderes:
Mensagens :
16

Data de inscrição :
15/02/2015

here's Viktor Soulstone
Viktor Soulstone

Ir para o topo Ir para baixo

2ª Aula de Física De Poderes - Teórica  Empty Re: 2ª Aula de Física De Poderes - Teórica

Mensagem por Charles Xavier Dom Mar 01, 2015 3:35 am

Notas
Viktor Soulstone: Recebe nota 43. Melhorou em comparação com a aula anterior, mas ainda precisa atentar para alguns fatores. Como uma narração pouco detalhada, embora tenha ficado bem mais agradável. Seu desempenho foi bom, com os parágrafos um pouco melhor distribuídos também. Meus parabéns.
Mensagens :
119

Data de inscrição :
04/12/2013

Idade :
34

here's Charles Xavier
Charles Xavier

Ir para o topo Ir para baixo

2ª Aula de Física De Poderes - Teórica  Empty Re: 2ª Aula de Física De Poderes - Teórica

Mensagem por Conteúdo patrocinado

here's Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos