Jogabilidade

Ir em baixo

Jogabilidade

Mensagem por Excelsior em Sex Nov 30, 2018 3:37 pm

Jogabilidade
P
oderes, Energia e Atributos




Poder:

O poder é a origem de seus dons, de onde grande parte dos jogadores desenvolvem suas habilidades. Em nosso fórum trabalhamos com um nivelamento de poderes mais aberto, onde você, ao escolher seus poderes, tem pleno controle sobre ele. Entretanto esse controle não significa ter pleno domínio do máximo que seu poder pode alcançar, pois para isso você precisa de experiência para aumentar sua Energia. No sistema X-Marvel Rebirth você pode escolher ser um mutante com habilidades de se teletransportar, como o próprio noturno, mas é ganhando experiência em batalha que isso fará você se teletransportar de 10 para 100 metros de distância. Ou fazer você se desenvolver de um feiticeiro que pode conjurar pequenos feitiços, para um mestre da magia, capaz de conjurar os mais poderosos encantamentos.

Todos devem começar inicialmente com apenas um poder, sendo possível a escolha de um novo poder ao chegar no nível 5, se assim desejar.



Perícias:

Pois então, perícias são habilidades que seu personagem pode ter, além de poderes. Ou até mesmo não ter poderes e ter somente perícias, como é o caso dos nossos amadinhos Viúva Negra, Gavião, Falcão, Maquina de Combate, Homem de Ferro, entre outros. Você pode ter perícia de um super-espião, treinado arduamente nas mais mortais artes de combate e com grande domínio de armas de fogo. Ou então ser um piloto extremamente experiente, capaz de pilotar quinjets e usar eles para combate contra inimigos.

As regras são praticamente as mesmas aos poderes, no que diz questão a lançamento de dados, evolução, aumento de força, porém há dois detalhes diferentes nas perícias. São elas:

1 - Caso você queria criar um personagem sem poderes, como estes que citei anteriormente, você poderá escolher 2 perícias, ao invés de 1 perícia e 1 poder. Isso se dá ao fato de que interpretamos que poderes são mais amplos e te dão mais possibilidades de inúmeras habilidades diferentes. Já as perícias são mais limitadas e não tão versáteis como grande parte dos super poderes.

2 - Diferente da "Energia", que lhe dá mais controle de seu poder, para evoluir a perícia você precisa melhorar seu "Conhecimento".



Atributos:

Atributos são mais fáceis ainda de entender. Além de você ter a opção de aumentar seu poder, ou sua energia, você também tem a possibilidade de aumentar seus atributos. Eles são ATK(ataque) e DEF(defesa). Aumentar esses atributos significa aumentar a força de todos os seus golpes de ATK, ou todos seus golpes de DEF. A cada ponto somado a eles, você receberá +1 ponto que será somado a todos os seus movimentos. Se você investir 5 pontos de DEF, por exemplo, todos os seus movimentos de defesa receberão +5 pontos que serão somados ao resultado dos dados.





“Acho que to me perdendo nessa explicação toda”

Calma, jovem padawan. Vamos recapitular tudo que tivemos até aqui? Você ao todo terá 4 escolhas para fazer a cada nível, para assim evoluir seu personagem da maneira que quiser. São elas, Energia(Que aumenta seu poder), Conhecimento(Que aumenta sua perícia), Atributo de ATK(que aumenta todos os seus movimentos de ATK), Atributo de DEF(que aumenta todos os seus movimentos de defesa e esquiva).

Sempre que você subir de nível irá ganhar +1 ponto para distribuir entre Energia, conhecimento e os 2 atributos.



“Ta bem, acho que entendi a diferença de cada um. Mas com quantos pontos eu posso começar?”

Isso você que vai escolher. Cada jogador irá iniciar no RPG com 10 pontos para distribuir onde quiser. Para isso só será necessário Explicar com quantos pontos de Energia, Conhecimento, ATK e DEF irá querer. Mas atenção, é necessário que cada uma dessas características possua ao menos 1 ponto inicial, não sendo possível começar com algum atributo, energia ou perícia com 0.



“Certo… Agora como eu uso esses pontos de Energia, Conhecimento e atributos?”

Pois bem, já que atributos serão pontos automáticos somados a todos os seus movimentos, você não precisa se preocupar com eles. Mas no caso de Energia e Conhecimento as coisas são um pouco mais complicadas.

É o número de pontos de Energia e de Conhecimento que dirá quantas vezes você poderá utilizar o seu poder e a sua perícia em uma narração. Se você tiver 4 pontos de Energia e 3 pontos de Perícia então você poderá usar 4 movimentos utilizando seu poder e 3 movimentos utilizando sua perícia.


“Mas e se minha energia ou perícia acabarem?”

MÓRRÉU!!! Hahaha… Mentira.

Se seu personagem esgotar ambos os pontos, tanto de Energia quanto de Conhecimento no mesmo turno, então ele chegou no limite de sua resistência e irá perder a consciência. Caso ele esteja numa narração sozinho, ou se for o último integrante de uma narração com consciência, então ele(s) ficará(ão) a mercê de seu inimigo, podendo ser capturado, ou até mesmo morto.

Mas calma, nem tudo são lágrimas. A cada 5 turnos seu personagem irá automaticamente recuperar +1 ponto de Energia e +1 ponto de Conhecimento. Caso seu personagem tenha apenas duas perícias, ele irá receber +2 pontos de conhecimento.

Você também deve se atentar ao fato de que sua Energia e Conhecimento deverão chegar a 0 no mesmo turno. Ou seja, se você gastar toda a Energia de seu poder, mas ainda lhe restar um único pontinho de conhecimento, então fique tranquilo. Você viverá até o próximo turno para tentar se recuperar. Por isso, se atente no número de Energia e Conhecimento que ainda lhe restam.

Além disso em nosso fórum existem diversos itens que você poderá ganhar e usar para recuperar pontos de Energia e de Perícia perdidos. Ou aumentar os seus atributos de ATK e DEF por um determinado tempo, além de itens que recuperam HP, aumentam o número de Energia ou de Conhecimento que podem ser utilizados, entra outros…





“Nossa, quanta coisa. Como é que eu uso tudo isso em uma luta?”

Então chegamos na hora de abordar a melhor parte, não é? Pois bem… Emu ma missão você terá direito a dois movimentos por turno. Um movimento será utilizado no início do turno, lhe dando o direito de se defender, ou de contra atacar rapidamente um inimigo. O Segundo movimento será lhe concedido para finalizar o turno, lhe dando direito de atacar o inimigo, auxiliar um aliado, ou qualquer outro movimento que você quiser fazer.

Lembrando que caso você utilize um item, como aqueles explicados logo acima, você irá utilizar um destes movimentos.


“Certo… to chegando lá. Mas uma dúvida… Então eu sempre irei gastar 2 pontos por turno?”

Não necessariamente, pois é agora que lhe apresentamos a nova proposta de jogabilidade do fórum. Em qualquer movimento que você realizar, é você que vai escolher quantos pontos de Energia e de Conhecimento irá gastar. Você pode tanto usar apenas 1 único ponto, quanto gastar Todos os seus pontos(Energia ou Conhecimento) que quiser. Isso lhe permitirá gerar um golpe mais concentrado ou mais forte. Você pode poupar esforços para que a luta se arraste por turnos, cansando seu adversário, como também poderá gerar danos massivos, utilizando múltiplos pontos em um único golpe.



“Caraaaaaaaca, mano! Mas e como é calculado isso tudo”

Rapaz… isso é muito simples. Cada ponto utilizado, tanto de Energia quanto de Conhecimento, gera um lançamento de dados, realizado pelo próprio jogador. Se você utilizar 1 ponto de Conhecimento, por exemplo, você poderá lançar 1 vez o dado para gerar o resultado de seu movimento. Mas se você utilizar 8 pontos de Energia, então você irá lançar 8 vezes os dados.


Mas qual o valor dos dados?


Então, jovem padawan, depende do tipo de ação que você fizer. Se você fizer um ação sem utilizar poder ou perícia o lançamento será de acordo com o nível, considerando cada 2 níveis, de acordo com a tabela abaixo:  


Nível 1 - Nível 2: 1d2
Nível 3 - Nível 4: 1d3
Nível 5 - Nível 6: 1d4
Nível 7 - Nível 8: 1d5
Nível 9 - Nível 10: 1d6
Nível 11 - Nível 12: 1d7
Nível 13 - Nível 14: 1d8
Nível 15 - Nível 16: 1d9
Nível 17 - Nível 18: 1d10
Nível 19 - Nível 20: 1d11


Caso você utilize poder ou perícia na sua ação, o lançamento dos dados será de acordo com seu nível. A cada nível o jogador receberá um dado com +1 lado, aumentando a chance de um maior dano em seu adversário, ou de gerar um movimento com maior sucesso. Esses níveis são:

Nível 1: 1d2
Nível 2: 1d3
Nível 3: 1d4
Nível 4: 1d5
Nível 5: 1d6
Nível 6: 1d7
Nível 7: 1d8
Nível 8: 1d9
Nível 9: 1d10
Nível 10: 1d11
Nível 11: 1d12
Nível 12: 1d13
Nível 13: 1d14
Nível 14: 1d15
Nível 15: 1d16
Nível 16: 1d17
Nível 17: 1d18
Nível 18: 1d19
Nível 19: 1d20
Nível 20: 2d11



“Energiaconhecimentoenergiaconhecimento. Tu só fala disso. Mas e a vida do meu personagem?”

Então, pra finalizarmos, tenha em mente que o HP de seu personagem irá aumentar automaticamente conforme você aumentar de nível. Quanto maior o nível de seu personagem, maior seu número de HP, sendo que achamos melhor que todos os jogadores tivessem HP igual por nível, ficando a diferenciação a cargo de seus outros pontos e atributos.

Os pontos de HP por nível são:

Nível 1: 10HP
Nível 2: 20HP
Nível 3: 30HP
Nível 4: 40HP
Nível 5: 50HP
Nível 6: 60HP
Nível 7: 70HP
Nível 8: 80HP
Nível 9: 90HP
Nível 10: 100HP
Nível 11: 110HP
Nível 12: 120HP
Nível 13: 130HP
Nível 14: 140HP
Nível 15: 150HP
Nível 16: 160HP
Nível 17: 170HP
Nível 18: 180HP
Nível 19: 190HP
Nível 20: 200HP


“Ta bem. Entendi tudo até agora. Mas não dá pra vocês nos darem algum exemplo?”

OFF COURSE, MY HORSE!


Vamos á 3 exemplos práticos de narração.

1 - Seu personagem de nível 8, com 12 pontos de energia e poderes de manipular ondas sonoras é atacado pelo abutre, vilão do homem aranha. Após o abutre lhe atacar pela primeira vez, você escolhe defender seu golpe utilizando uma barreira sonora com 2 pontos de energia e logo depois atacá-lo com um grito sônico, usando 3 pontos de energia.

No final de seu turno você irá realizar 2 lançamentos. Sendo o primeiro 2d6 e o segundo 3d6. Isso irá lhe custar 5 pontos de energia, o que lhe deixará com 7 pontos restantes.

2 - Após 5 rodadas você está muito cansado e está quase vencendo o abutre, mas você só possui 2 pontos de energia. O inimigo está te atacando e você quase sem forças, mas possui um item que lhe dá mais 4 pontos de energia e neste turno você receberá mais 1 ponto pela recuperação automática de turnos(lembra que a cada 5 turnos você recupera 1 ponto de Energia e 1 ponto de Conhecimento?). Você então decide defender o golpe do abutre usando suas últimas duas energias e utilizar seu item para recuperar a energia.

Dessa forma você irá lançar 2d6(para sua defesa) é um item no fim de seu turno. Dessa forma utilizando seus últimos pontos de energia e logo depois seu item, além do ponto extra pro número por número de turnos, você irá para a próxima rodada com 5 pontos de energia para utilizar.

3 - Seu personagem está lutando ao lado de um companheiro e juntos estarão lutando contra o abutre. Quase no final da luta e você é seu companheiros estão exaustos, quase sem energia, mas o abutre se encontra da mesma forma. Seu companheiro é atacado e ele possui mais pontos de atk que você, então você opta por usar seus últimos pontos de energia para defendê-lo enquanto ele usa seu poder para atacar o inimigo. Irrelevante do resultado dos dados, seu personagem esgotou todos os pontos de energia e de perícia, por isso desmaiou no fim de seu turno. Mas, isso tornou capaz que seu companheiro utilizasse todos os seus movimentos para atacar o inimigo, vencendo a luta para vocês dois.








"Ta bem, ta bem. Mas como eu aumento meus poderes e(ou) minhas perícias e(ou) meus atributos?"

Em nosso fórum você receberá experiência de diversas maneiras. Fazendo missões, narrações, ou qualquer tipo de desafio que oferte pontos de EXP. Alcançando a EXP necessária seu personagem irá subir de nível e a cada novo nível ele irá receber +1 ponto para decidir livremente onde quer somá-lo, seja em DEF, ATK, Energia, ou Conhecimento. Logo abaixo está a lista de EXP necessária para evoluir de nível:


Nível 2: 10
Nível 3: 20
Nível 4: 30
Nível 5: 60
Nível 6: 90
Nível 7: 120
Nível 8: 170
Nível 9: 220
Nível 10: 340
Nível 11: 410
Nível 12: 480
Nível 13: 570
Nível 14: 660
Nível 15: 750
Nível 16: 840
Nível 17: 950
Nível 18: 1060
Nível 19: 1170
Nível 20: 1170


Então vamos resumir tudo que você aprendeu?

Você inicia seu personagem com10 pontos, os quais poderá escolher colocar em Energia(pontos para utilizar seu poder), Conhecimento (pontos para utilizar sua perícia), ATK(número que será a somado a todos os seus movimentos de ATK), ou DEF(número que será somado a todos os seus movimentos de defesa).

A cada turno você poderá realizar dois movimentos. 1 movimento de inicio e mais 1 movimento para fechar o turno. É você que escolhe quantos pontos de Conhecimento ou Energia irá utilizar.

Você poderá gastar um ponto de Energia, ou de Conhecimento quantas vezes quiser, porém, quando seus pontos de energia e conhecimento se esgotarem, seu personagem automaticamente irá desmaiar por exaustão. Contudo, mesmo que seu personagem desmaie em batalha, ele receberá experiencia, assim como todos os seus companheiros de combate, porém será decrescido um quantidade mínima de exp de acordo com o número de turnos que ele perdeu até o final da luta. Ou seja... caso seu personagem tenha participado de uma narração que deu 100xp de experiencia para todos, mas dos 10 turnos que a narração levou seu personagem perdeu 2 turnos por ter desmaiado, você receberá 80 pontos de EXP.

Desenvolvemos esse método de jogabilidade com o intuito de simplificar todo um sistema complexo que havíamos desenvolvido no passado. Sabemos que há algumas coisinhas chatas para se entender, mas sempre estaremos dispostos a responder dúvidas e conversar sobre o nosso sistema de RPG. Além disso, assim como no universo Marvel, estamos em constante mudança, pois prezamos pela diversidade e união dos nossos jogadores. Portanto, sempre estamos dispostos a conversar e aceitar sugestões sobre melhoras em nosso sistema, assim como conversar sobre o desenvolvimento de nosso fórum. Fazemos todos parte da família Marvel, onde as diferenças e pluralidade vem para somar e não desconstruir.

E agora uma palavrinha de nosso grande criador:
all rights for rufo


[/b]
Mensagens :
96

Data de inscrição :
20/04/2014

Ver perfil do usuário
here's Excelsior
avatar
Administrador

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum