— x мαrvєℓ υทivєrsє
Faça parte do nosso RPG e seja aquilo que sempre sonhou! Herói, vilão, mercenário ou benfeitor independente, temos uma vaga para você! Libere sua imaginação e realize grandes ou terríveis feitos em nosso Universo XMarvel!

Ética Super-Humana — 1° PARTE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ética Super-Humana — 1° PARTE

Mensagem por Rogue em Qui Fev 05, 2015 4:23 pm

Ética é uma verdade absoluta. Moral, já é uma variável, dependendo da cultura de cada povo...

Caminhei até a sala de aula vagarosamente. Fui notificada que seria a nova instrutora da Aula Ética Super Humana. Medo? Nenhum. Fazia algum tempo que eu não lecionava, resolvi focar-me mais em missões afinal o mundo sempre está em perigo, sempre tem um vilão tentando dominar o mundo ou algo do tipo. Lidar com crianças não é nada fácil, mil vezes lutar contra um terrorista do que ouvir os barulhos que os alunos fazem durante as aulas, principalmente quando estão entediados. Porém, o mundo precisa deles. Às vezes me lembro de quando eu era mais nova e toda a confusão que causei quando entrei nos X-men e como o Charles me ajudou a controlar meus poderes e a ajudar o próximo. Tomei fôlego com um toque de coragem. Abrir a porta da sala em um rápido movimento e adentrei no recinto, analisando cada rosto curioso que me fitava.

— Bom dia, docinhos. Sou a Vampira, a instrutora de Ética Super Humana e nesta aulas iremos não só aprender o que é ética e moral, como também o que fazermos quando um civil está ferido no campo de batalha ou quais maneiras temos de como resgatar um refém durante um sequestro. — dei-me de costas para os alunos e comecei a escrever no quadro a palavra Ética & Moral, voltando a ficar de frente para os alunos. — Poderiam me dizer qual é a diferença entre Ética e Moral? Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”. E com certeza muitos aqui não sabem distingui-los. —

Andei lentamente à frente do quadro mais uma vez, pegando o piloto preto e escrevendo a definição de Ética e Moral abaixo dos nomes que havia escrito antes. Dancei o olhar pela sala, vendo rostos ainda confusos. Será que a aula já estava a ficar chata? Franzi o cenho desgostosa.

— No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. Mas no sentido prático, a finalidade de ambas são semelhantes? Claro que sim. Ambas são responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade. — segurei o piloto em minhas mãos, brincando-o com o mesmo por alguns segundos.

Caminhei por dentro das fileiras e em silêncio absoluto, observei cada um que estava presente. Alguns copiavam o que eu dizia, outros estavam parados me encarando e tinha certos seres que atreviam-se a conversarem. "Não perca o controle." Pensei. Respirei fundo. Enquanto andava de um lado para outro, voltei a falar.

— Todo super herói precisa ter ética, conduta humana e moral. Afinal do que seria um herói sem essas coisas? Ele seria mesmo uma pessoa com atitude para salvar alguém? Lembrem-se de que toda ação tem a sua consequência, errar é algo que cometemos várias vezes e devemos aprender com eles para nos tornarmos pessoas melhores. Mas porque estou dizendo-lhes isso? Apesar de sermos heróis, erramos também e muito, para ser sincera. Por isso estou aqui, para fazer com que aprendam a ter ética quando forem julgar alguém, ter caráter apesar de tudo e moral para entender o que levou a pessoa a fazer tal coisa, afinal muitos possuem valores universais que regem a conduta humana e as relações saudáveis e harmoniosas.  —

Voltei para meu lugar, de frente aos alunos. Com o piloto em minhas mãos, comecei a escrever no quadro outras palavras: Altruísmo, sacrifício e Niilismo. Sentei-me na beirada na mesa e fitei o rosto dos alunos na primeira fileira, observando-os anotar as palavras em seus cadernos.

— Essas três coisas afetam bastante milhares de pessoas e uma missão pode vir a falhar por conta delas. Altruísmo é qualidade de uma pessoa que se preocupa mais com os outros do que consigo mesmo. Quando entramos neste assunto várias perguntas são feitas, uma delas são: "Deve alguém arriscar a sua vida para ajudar um homem que está: a) se afogando. b) encurralado no meio do fogo. c) caminhando em direção à um caminhão que vem em alta velocidade. d) agarrado pelas unhas à beira de um abismo?" — o silêncio reinara na sala de aula. — Sacrifício é a rendição de um valor maior em favor de um menor ou carente de valor. Assim, o altruísmo gradua a virtude de um homem pelo grau a que ele rende, renuncia ou trai os seus valores – uma vez que a ajuda a um estranho ou inimigo é considerada como mais virtuosa, menos "egoísta", do que a ajuda àqueles que se ama. O princípio racional de conduta é exatamente o oposto: sempre age de acordo com a hierarquia dos seus valores, e nunca sacrifica um valor maior a um menor. Isto se aplica a todas as escolhas, incluindo as ações de um homem para com outro. Requer que se possua uma hierarquia definida de valores racionais – valores escolhidos e validados por um padrão racional. Sem tal hierarquização, não são possíveis nem uma conduta racional, nem juízos de valores e nem escolhas morais. Mas o que é Niilismo? Alguém sabe? —

O silêncio era perturbador. Minha explicação está tão confusa assim ou eles que não gostam de falar mesmo? Balancei a cabeça negativamente, esperando alguma resposta. Mas Nada. Eles permaneciam quietos em seus lugares, anotando o que eu falava, o que eu escrevia e isso já estava me deixando sem paciência. Levantei da mesa e limpei a garganta, ficando em pé em frente a primeira fileira.

— Esse silêncio é constrangedor, crianças. Preciso que participem para que eu possa avaliá-los e ver se estão aprendendo ou não, assim fica muito difícil. Retornando ao assunto. Niilismo é uma doutrina filosófica que indica um pessimismo e ceticismo extremos perante qualquer situação ou realidade possível. "Um niilista é um homem que não se curva ante qualquer autoridade; nem aceita nenhum princípio sem exame, qualquer que seja o respeito que esse princípio envolva". Disse Turgeniev, em sua obra "Pais e Filhos". Existem quatro tipos de Niilismo: Moral, existencial, político e negativo. — parei de falar e comecei a escrever no quadro atrás de mim a definição de cada um deles.

"• O niilismo moral consiste em um ponto de vista em que nenhuma ação pode ser considera moral ou imoral.

• O niilismo existencial significa que a existência do ser humano não tem qualquer sentido ou finalidade e por isso o homem não deve procurar um sentido e um propósito para a sua existência.

• O niilismo político tem como fundamento que a destruição de todas as forças políticas, religiosas e sociais, são essenciais para um futuro melhor.

• O niilismo negativo, que deu origem a todos os outros, consiste na negação do mundo perceptível aos sentidos, para buscar um mundo ideal, um paraíso. Teve origem graças ao platonismo e Cristianismo. "

— Podemos encontrar o Niilismo geralmente em vilões, mas isso não significa que heróis também não possuem. O niilismo representa uma atitude crítica em relação às convenções sociais e pode ser ocasionado por algo que o mesmo tenha presenciado, gerando essas ideias e atitudes críticas na negação de todos os princípios religiosos, políticos e sociais. Agora vamos falar sobre os procedimentos que devemos fazer quando estivermos em um resgate e o civil ou até mesmo um de seus colegas sofra algumas coisas. — peguei o piloto e voltei a escrever no quadro. — Primeiramente você deverá manter-se calmo, inspire confiança e evite o pânico ou irá fracassar em salvar a vida de alguém Anotem tudo que eu for escrever a seguir, será de bastante auxílio em uma missão. —

Primeiros Socorros:

"PARADA RESPIRATÓRIA

I - SINAIS GRAVES: ausência de movimentos do tórax, arroxeamento da face, inconsciência, imobilidade.

II - CAUSAS:

A - Gases venenosos, vapores químicos ou falta de oxigênio

B - Afogamento

C - Sufocação por saco plástico

D - Choque elétrico

E -Abalos violentos resultantes de explosão ou pancadas na cabeça

F - Envenenamento por ingestão de sedativos ou produtos químicos

G - Soterramento

H - Sufocação por corpos estranhos nas vias aéreas do bebê, da criança, do adulto.

III - RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL

Respiração de Socorro

1 - Método - boca a boca

A - Vantagens:

B - Procedimento:

- Para crianças

- Para adultos

2 - Método - boca-nariz

3 - Método normal de respiração artificial de Sylvester.

ESTADO DE CHOQUE

I - SINAIS: Pele fria, sudorose, palidez de face, respiração fraca, visão turva, pulso fraco, semi consciência, vertigem ou queda ao chão.

II - CAUSAS: Queimaduras, ferimentos graves ou externos

- Esmagamentos

- Perda de sangue

- Envenenamento por produtos químicos

- Ataque cardíaco

- Exposições extremas ao calor ou frio

- Intoxicação por alimentos

- Fraturas

Providências: Avaliar rapidamente o estado da vitima e estabelecer prioridades. Manter a vitima deitada, se possível com as pernas elevadas 25 a 35 cm, afrouxar as roupas e agasalhar a vitima.

DESMAIO

I - SINAIS: Palidez, suor, pulso e respiração fracos.

Providências: Sentar ou deitar a vítima. Abaixar a cabeça e realizar leve pressão sobre a nuca.

PARADA DO CORAÇÃO

I - CAUSAS: Ataque Cardíaco

- Choque Elétrico

- Estrangulamento

- Sufocação

- Reações alérgicas graves

- Afogamento

Procedimento: MASSAGEM CARDÍACA EXTERNA

HEMORRAGIA

A hemorragia abundante e não controlada pode causar a morte em 3 a 5 minutos. NÃO PERCA TEMPO.

Procedimentos: Faça pressão diretamente sobre a ferida para estancar a hemorragia. Nunca use torniquete para hemorragia - exceto perna e/ou braco amputado, esmagado ou dilacerado.

HEMORRAGIA INTERNA

SINAIS - Pulso fraco, pele fria, suores abundantes, palidez intensa e mucosas descoradas, sede, tonturas as vezes inconsciente.

HEMORRAGIA NASAL (Epistaxe)

Procedimentos: Posicionar a cabeça para traz e comprimir a narina sangrante durante 5 minutos e soltar levemente.

HEMORRAGIA DOS PULMÕES (Hemoptise)

Procedimentos: Deitar a vitima em posição lateral, compressas frias, se possível, aguardar a chegada do socorro médico

HEMORRAGIA DO ESTÔMAGO (Hematêmese)

SINAIS - Enjoo (náusea) dor, vômitos, com sangue escuro (borra de café)

Procedimentos: Colocar a vitima sentada ou deitada com a cabeça elevada. Compressas frias (Gelo) sobre o epigástrico e aguardar socorro medico.

LESÕES NA ESPINHA (Coluna)

Providências: Cuidado no atendimento e no transporte (imobilização correta)

Fraturas: O primeiro socorro consiste apenas em impedir o deslocamento das partes fraturadas, evitando maiores danos.

- Fechadas

- Expostas

- NÃO FAÇA: NÃO DESLOQUE OU ARRASTE A VÍTIMA ATÉ QUE A REGIÃO SUSPEITA DE FRATURA TENHA SIDO IMOBILIZADA, A MENOS QUE HAJA EMINENTE PERIGO. (EXPLOSÕES OU TRÂNSITO).

LUXAÇÕES OU DESLOCAMENTOS DAS JUNTAS (BRAÇO, OMBRO)

- Tipoia

ENTORSES E DISTENSÕES

- Trate como se fosse fraturas.

- Aplique gelo e compressas frias no local.

- Providencias: repouso do local (imobilização), compressas frias.

Qualquer vitima que estiver inconsciente pode ter sofrido pancada na cabeça (concussão cerebral).

FERIMENTOS

A - LEVES OU SUPERFICIAIS

Procedimentos: Faca limpeza do local com soro fisiológico ou água corrente, curativo com mercúrio cromo ou iodo e cubra o ferimento com gaze ou pano limpo, encaminhando a vitima ao pronto Socorro ou UBS.

NÃO TENTE RETIRAR FARPAS, VIDROS OU PARTÍCULAS DE METAL DO FERIMENTO.

B - FERIMENTOS EXTENSOS OU PROFUNDOS

(Caso haja hemorragia, siga as instruções anteriores)

1 - FERIMENTOS ABDOMINAIS ABERTOS

Procedimentos: evite mexer em vísceras expostas, cubra com compressa úmida e fixe-a com faixa, removendo a vitima com cuidado a um pronto-socorro mais próximo.

2 - FERIMENTOS PROFUNDOS NO TÓRAX

Procedimentos - cubra o ferimento com gaze ou pano limpo, evitando entrada de ar para o interior do tórax, durante a inspiração.

APERTE MODERADAMENTE UM CINTO OU FAIXA EM TORNO DO TÓRAX PARA NÃO PREJUDICAR A RESPIRAÇÃO DA VÍTIMA.

3 - FERIMENTOS NA CABEÇA

Procedimentos: afrouxe suas roupas, mantenha a vitima deitada em decúbito dorsal,agasalhada, faca compressas para conter hemorragias, removendo-a ao PS mais próximo.

C - FERIMENTOS PERFURANTES

São lesões causadas por acidente com vidros metais, etc.

1 - FARPAS - Prenda-as com uma atadura sobre uma gaze.

2 - ATADURA - Nos dedos, mãos, antebraço ou perna, cotovelo ou joelho - Como fazer.

3 - BANDAGEM - Serve para manter um curativo, uma imobilização de fratura ou conter provisoriamente uma parte do corpo lesada.

CUIDADOS:

- A REGIÃO DEVE ESTAR LIMPA

- OS MÚSCULOS RELAXADOS

- COMEÇAR DAS EXTREMIDADES DOS MEMBROS LESADOS PARA O CENTRO

IMPORTANTE: QUALQUER ENFAIXAMENTO OU BANDAGEM QUE PROVOQUE DOR OU ARROXEAMENTO NA REGIÃO DEVE SER AFROUXADO IMEDIATAMENTE.

TORNIQUETES

São utilizados somente para controlar hemorragias nos casos em que a vitima teve o braco ou a perna amputada ou esmagadas.

QUEIMADURAS

Toda e qualquer lesão decorrente da ação do calor sobre o organismo e uma queimadura.

QUANDO O CORPO ENTRA EM CONTATO COM:

- Chama, brasa ou fogo

- Vapores quentes

- Líquidos ferventes

- Sólidos super aquecidos ou incandescentes

- Substancias químicas

- Emanações radioativas

- Radiações infra-vermelhas e ultra violetas

- Eletricidade.

Uma pessoa com 25% do corpo queimado esta sujeita a "Choque de queimadura" e pode morrer se não receber imediatamente os primeiros socorros. (vide gráfico)

PEQUENA QUEIMADURA - a que atinge menos de 10% do corpo

1º GRAU - ex: raios solares

2º GRAU - formação de bolhas na área atingida

3º GRAU - atinge tecidos mais profundos

IMPORTANTE: O RISCO DE VIDA - (GRAVIDADE) ESTA NA EXTENSÃO DA SUPERFÍCIE ATINGIDA DEVIDO AO ESTADO DE CHOQUE E CONTAMINAÇÃO DA ÁREA (INFECÇÃO BACTERIANA).

Procedimentos: Visa prevenir o estado de choque e contaminação.

NÃO FAÇA: NÃO FURE AS BOLHAS, EVITE TOCAR A ÁREA QUEIMADA.

QUEIMADURAS QUÍMICAS (Ácidos - soda caustica, outros produtos químicos)

- Pequenas - Lavar o local com água corrente.

- Extensas - Retirar toda a roupa atingida e lavar abundantemente com água a região.

NÃO FAÇA: NÃO APLIQUE UNGUENTOS, GRAXAS, BICARBONATO DE SÓDIO OU OUTRAS SUBSTANCIAS EM QUEIMADURAS.

NÃO RETIRE CORPOS ESTRANHOS OU GRAXAS DAS LESÕES.

NÃO FURE AS BOLHAS EXISTENTES.

NÃO TOQUE COM AS MÃOS A ÁREA AFETADA.

UM CASO MUITO ESPECIAL: QUEIMADURA NOS OLHOS

- Lavar os olhos com soro fisiológico.

- Vendar os olhos com gaze umedecida.

- Levar ao medico com urgência.


TRANSPORTE DE ACIDENTADOS

ANTES DE PROVIDENCIAR A REMOÇÃO DA VÍTIMA:

- Controle hemorragias e respiração.

- Imobilize todos os pontos suspeitos de fraturas.

- Procure puxar corretamente o ferido segundo a técnica para um local seguro afim de iniciar os primeiros socorros.

- Ao levantar uma vitima de acidente, proceda com os cuidados adequados, preservando a integridade da coluna cervical, solicitando sempre a ajuda de uma ou duas pessoas presentes.

B - RETIRADA DE UM FERIDO DENTRO DE UM VEÍCULO

- Um Socorrista - fazer demonstração ou mostrar gráfico.

- Dois Socorristas - idem

C - RETIRADA DE UM FERIDO DEBAIXO DE UM VEÍCULO

- Um socorrista - mostrar gráfico.

- Uma Equipe - idem

ATAQUE CARDÍACO

(Angina, Tromboses, Enfartes, etc.)

SINAIS E SINTOMAS - Dor, respiração, suores, vômitos e outros sinais.

Providencias: - Mantenha a pessoa sentada ou deitada, desaperte-lhe as roupas, cubra-o se sentir frio, não tente transporta-lo sem ajuda ou supervisão medica. Somente lhe de algum medicamento se o mesmo já faz uso e costuma tomar nas emergências.

ENVENENAMENTO

Intoxicação grave causada por produtos nocivos ao organismo (drogas, gases, ervas venenosas, produtos químicos, comidas diferentes, etc.)

SINAIS E SINTOMAS - Halito característico, observar cor das mucosas, dor abdominal, tonturas, etc.

Procedimentos:

A - VENENOS INGERIDOS

- Provoque o vômito.

- De o Antidoto Universal:

02 PARTES DE TORRADAS QUEIMADAS
01 PARTE DE LEITE DE MAGNÉSIA
01 PARTE DE CHÁ FORTE~

Procedimentos: -Mantenha a vitima agasalhada.

-Respiração de Socorro (método Sylvester).

-Leve ao medico ou Hospital o recipiente com restos do veneno ou o rotulo.

B - VENENOS ASPIRADOS

- Palidez de pele, cianose de lábios, falta de ar, perda dos sentidos.

Procedimentos:

- Areje o ambiente.

- Aplique respiração pelo método de Sylvester.

- Remova imediatamente para um Hospital.

C - ENVENENAMENTO ATRAVÉS DA PELE

Procedimentos:

- Lavar abundantemente por 15 minutos em água corrente.

D - CONTAMINAÇÃO DOS OLHOS

- Lave com água ou soro fisiológico mantendo as pálpebras abertas ate chegar ao Hospital.

ACIDENTES PROVOCADOS PELO CALOR

I - INSOLAÇÃO - Ação dos raios solares, sobre um a pessoa, por tempo prolongado(praia, campo, mesmo nas grandes cidades))

II - INTERMAÇÃO - Ação do calor sobre pessoas que trabalham em ambientes fechados a altas temperaturas, exemplo: caldeiras, fornos, etc.

SINAIS E SINTOMAS

Pele quente e vermelha, posteriormente palidez facial, sudorese intensa, respiração rápida, batedeira, vertigens e agitação.

Procedimentos: Visa diminuir a temperatura do corpo. Retire a vitima do local, umedeça a cabeça e o tronco com água fria, ofereça líquidos a vontade.

ACIDENTES PELO FRIO

SINAIS E SINTOMAS

Limitação dos movimentos dos membros, palidez facial, pele fria, cianose, lábios e extremidades, dores articulares semi-consciência e vertigens.

Procedimentos: Visa aquecer a parte atingida como um banho morno, roupas quentes, exercícios, etc.

CORPOS ESTRANHOS

Pequenas partículas de vidro, madeira, poeira, carvão, areia ou limalha, grãos diversos, sementes insetos mosquitos, formigas, moscas, besouros, etc. que podem penetrar nos olhos, nariz e ouvidos.

OLHOS

- Piscar os olhos para permitir que as lagrimas lavem e removam pequenas partículas. Não tente retirá-los e nem esfregue os olhos com os dedos. Se não der certo, faça outros procedimentos.

- Pálpebra sobre pálpebra.

- Irrigar o olho com soro fisiológico, água limpa com conta gotas, ou embaixo de uma torneira abrir pouco deixando a água escorrer sobre o olho atingido.

- Quando o corpo estranho estiver no "branco" do olho e for terra ou areia, poder-se-a tentar retirar delicadamente com um cotonete.

NÃO FAÇA: SE O CORPO ESTRANHO ESTIVER FIXO AO GLOBO OCULAR NÃO TENTE RETIRÁ-LO, COLOQUE UMA COMPRESSA OU PANO LIMPO OCLUINDO OS DOIS OLHOS PARA EVITAR MOVIMENTOS CONJUGADOS E LEVE A VITIMA AO HOSPITAL IMEDIATAMENTE.

NARIZ: - Tente expelir o ar pela narina com corpo estranho fazendo certa pressão com a boca fechada e o outro lado comprimido com o dedo.

OUVIDOS: Não faça: NÃO INTRODUZA NENHUM INSTRUMENTO PEQUENO, QUANDO O CORPO ESTRANHO FOR INSETO COLOQUE ALGUMAS GOTAS DE ÓLEO CASEIRO DENTRO DO OUVIDO ATINGIDO E POSICIONE A CABEÇA.

GARGANTA: - Mantenha-se ao lado da vítima e de forma calma peca para que ela tussa várias vezes, com a intenção de expelir o corpo estranho.

- Aplique alguns golpes com a mão em concha no meio das costas com o tronco levemente fletido para frente.

- Tentar Manobra de Heimlich em pé ou se a vitima desmaiar.

- Não obtendo sucesso realizar respiração boca-a-boca com a vitima deitada em decúbito dorsal ate chegada de socorro medico.

MORDIDAS DE COBRAS VENENOSAS

Procedimentos: O soro anti-ofídico polivalente pode ser usado com vantagens, quando a cobra for cascavel, jararaca, urutu, jararacuçu, cotiara.

Diferenças entre venenosos e não venenosos:

VENENOSOS - Fosseta lacrimal, cabeça triangular, olhos pequenos, cauda afinando abruptamente, escamas com desenhos irregulares, 02 presas no maxilar superior.

NÃO VENENOSOS - Cabeça arredondada, olhos grandes, cauda longa e afinando gradativamente, dentes pequenos e mais ou menos iguais, não tem fosseta lacrimal.

PICADAS DE ESCORPIÃO, LACRAIA, CENTOPEIA E ARANHAS.

- Procure um medico imediatamente.

- Na ausência ou falta do medico, aplique o soro especifico, se possível dentro da primeira hora da mordida.

- Coloque compressa de álcool sobre o local da picada.

- Aplique também gelo ou compressas frias.

- Mantenha a vitima em repouso.

MORDIDAS DE ANIMAIS RAIVOSOS

Quem for mordido por um animal deve suspeitar de raiva e mante-lo em observação ate prova em contrario. (10 dias).

Mesmo vacinado o animal pode, as vezes, apresentar a doença.

Todas as mordidas de animais devem ser vistas por medico.

Procedimento imediato:

- Lave a ferida com água e sabão.

- Pincele com mercúrio-cromo ou outro.

- Encaminhe a um medico.

PICADAS E FERROADAS DE INSETOS

Pessoas alérgicas podem sofrer reações graves.

Procedimento:

- Retire o "ferrão" do inseto. Pressione o local.

- Aplique gelo ou lave em água fria.

- Procure socorro medico.

CONVULSÕES

ATAQUE DE EPILEPSIA - Se durar mais de 15 minutos chame um medico.

ANTES DO SOCORRO: Proteja o corpo da vitima para que ela não se machuque contra objetos, afastando-os. Não segure seus membros e aguarde socorro.

CONVULSÕES FEBRIS EM CRIANÇAS

Ocorre subitamente quando a temperatura do corpo atinge 39 a 40?. De um banho frio e mantenha uma toalha de água com álcool sobre o corpo, levando-a rapidamente ao PS.

PERTURBAÇÃO MENTAL

Situações em que as pessoas apresentam distúrbios de comportamento como agressividade, perda de memória, agitação e nos temos que agir com calma e paciência para controlar e conduzir adequadamente ao atendimento medico de urgência.

ALCOOLISMO

A ingestão de álcool pode trazer sensações prazerosas. Como o excesso pode provocar sérios problemas para o individuo no seu meio familiar e social. Ingestão cronica causa cirrose e distúrbios psicóticos "DELIRIUM TREMENS"

NÃO FACA: NÃO DISCUTA COM O DOENTE, NÃO SEJA ÁSPERO OU AUTORITÁRIO. NÃO SEGURE O DOENTE, SALVO PARA IMPEDI-LO DE FERIR-SE OU A OUTREM.

PARTO SÚBITO

Parto e um ato natural - chame um medico ou providencie transporte para um Hospital, quando possível.

Procedimentos: Higiene das mãos, tesoura, barbante e panos limpos.

Cuidados com o recém-nascido, se o mesmo não estiver respirando aplique-lhe respiração boca-boca.

Mantenha a calma, converse com a parturiente transmitindo-lhe confiança.

Acomode-a em decúbito dorsal elevando seu tronco.

Cubra seu abdômen com um lençol limpo e esteja preparado para segurar o bebe se este vier a nascer, ate a chegada ao Hospital mais próximo, caso você esteja levando a parturiente num carro particular e o parto desencadear.

NÃO FAÇA: NÃO INTERFIRA NO PROCESSO DE PARTO. NÃO LAVE A PELÍCULA DE COR ESBRANQUIÇADA QUE COBRE O CORPO DO RN. ELA PROTEGE A PELE. NENHUMA MEDIDA DEVERA SER TOMADA COM RELAÇÃO AOS OLHOS OUVIDOS, NARIZ E BOCA DO BEBE. JAMAIS PUXE OU TRACIONE O CORDÃO UMBILICAL LIGADO A MÃE ENQUANTO ELA EXPULSA A PLACENTA. ENCAMINHE SEMPRE MÃE E FILHO AO HOSPITAL MESMO QUE AMBOS ESTEJAM BEM."

— Muito bem, docinhos. — fiquei de frente para eles e peguei diversas folhas com uma atividade, distribuindo-a em seguida. — Esta é uma avaliação escrita e testarei seus conhecimentos sobre o que eu falei na aula de hoje. Espero que tenham prestado atenção ou irão reprovar nessa matéria, crianças. Que a sorte esteja ao lado de vocês. —

Avaliação:

1 - Sobre o conceito de ética marque a alternativa que NÃO representa uma alternativa correta.

(A) Ética é a ciência normativa dos comportamentos humanos, sendo definida
através de leis específicas.
(B) A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e
culturais.
(C) Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética.
(D) Ao conviver em sociedade o homem percebeu a necessidade de “regras” que
regulamentassem esse convívio.
(E) Ética é o Julgamento da validade das morais.

2 - Julgue as afirmações referentes a Moral e Ética e, em seguida, marque a opção
que apresenta os itens corretos:

I– Moral e Ética são termos que possuem sentidos semelhantes.
II– “Moral” precede a ética na aplicação social.
III– Ética quer dizer “costume” e pode variar na sociedade.
IV – A Moral, afinal, não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por
natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral também é um
empreendimento social.
V– A moral é a ferramenta de trabalho da ética.

Alternativas: (A) I, IV, III (B) IV e V
(C) II, III, V
(D) III, IV, V
(E) II e IV

3 - Relativos à ética no serviço público e qualidade no atendimento ao público
marque a opção incorreta.

(A) Os valores fundamentais do serviço público decorrem exclusivamente do seu
caráter público.
(B) Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de
comunicação e contato com o público é uma atitude ética do servidor público.
(C) Ser pontual no trabalho faz parte de uma postura ética.
(D) Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos e de contratantes, que
visem obter favores ou vantagens indevidas é uma ação ética.
(E) Ter a consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos é bom para
o indivíduo, para organização e para a sociedade como um todo.

4 - Como se verifica a respiração de uma vítima de acidente de trânsito?

a) Observando os movimentos do peito, escutando e sentindo o ar saindo da boca e do nariz da vítima

b)Verificando se a vítima está sangrando pelo nariz

c)Observando o pulso

d) Todas estão corretas

5 - Numa ressuscitação cardiopulmonar com um socorrista, qual deve ser a proporção entre os números de compressões e respirações.

a)Cinco massagens cardíacas por uma respiração de boca a boca.

b) Trinta massagens cardíacas por duas respirações de boca a boca.

c)Fazer massagem cardíaca ate que a vítima volte a respirar sozinha ou entre em obto.

d)Duas massagens cardíacas por cinco respirações boca a boca.

6 - Movimentar um acidentado pode causar lesão na medula. Qual das alternativas abaixo NÃO é uma consequência dessa lesão?

a) Paralisia de membros.

b) Paralisia da respiração.

c) Dor de dente.

d) Perda dos movimentos inferiores.

7 - Um garoto caiu de cabeça de uma árvore. Ele não se levanta, mas chora e se queixa de dor no pescoço. Você:

A) deixa-o deitado, imobiliza o pescoço com o que tiver à mão e pede a alguém que chame a ambulância;
B) faz uma maca com um cobertor, e a família inteira transporta a criança até o carro para levá-la ao médico;
C) abraça o menino, massageia o pescoço e os ombros dele com movimentos suaves até que se acalme e depois o leva ao médico.

8 - Você tem de resgatar a vítima de um acidente. Ela está inconsciente e não respira. Você começa a aplicar a ressuscitação cardiopulmonar no ritmo de:  

A) 15 compressões no peito a cada 5 respirações boca a boca;
B) 30 compressões a cada 2 respirações boca a boca;
C) 10 compressões a cada respiração boca a boca.

informações extras:

- Mínimo de 20 linhas.
- Descrevam todo o início da aula.
- A aula acontece às 9:15 até 11:45 AM.
- Não repitam o que eu escrevi. Isso será desconsiderado caso o façam.
- Irei avaliar principalmente a criatividade e realismo, mas não esqueçam da escrita.
- Sejam coerentes, não vá criar situações super fáceis ou muito difíceis, pense em tudo que foi explicado na aula.
- Qualquer dúvida e sugestão, mande MP ou CHAT. Boa Sorte!


*Obs.: As portagens em aula serão removidas para uma área que só os adms tem acesso. Após serem avaliadas. Para evitarmos que os novos alunos vejam os testes dos antigos.
avatar
Rogue
X-Mens
X-Mens

Mensagens : 17
Data de inscrição : 30/11/2014
Localização : Instituto para jovens mutantes Charles Xavier.

Ficha X-Marvel
Level : 4
Poderes e Atributos: Absorção de Poderes e Memórias
Reputação:
0/0  (0/0)

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ética Super-Humana — 1° PARTE

Mensagem por Viúva Negra em Dom Mar 29, 2015 2:44 pm

Notas
Cooper: Sr. Cooper, consigo ver que serás uma ótimo herói . Não encontrei nenhum erro ortográfico em seu texto e suas respostas em maioria foram corretíssimas. Por este motivo irá receber 40 pontos.

___________________________________________________





drop by drop by drop
avatar
Viúva Negra
Avenger
Avenger

Mensagens : 126
Data de inscrição : 21/03/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ética Super-Humana — 1° PARTE

Mensagem por Viúva Negra em Qua Abr 08, 2015 2:38 pm

Notas
Alicia: Alicia, consigo ver que sera uma ótima salvadora . Não encontrei nenhum erro ortográfico alarmante em seu texto e suas respostas em maioria foram corretíssimas. Por este motivo irá receber 40 pontos.

___________________________________________________





drop by drop by drop
avatar
Viúva Negra
Avenger
Avenger

Mensagens : 126
Data de inscrição : 21/03/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ética Super-Humana — 1° PARTE

Mensagem por Viúva Negra em Seg Maio 11, 2015 10:07 pm

Notas
Alicia: Ash, Sua aula foi muito boa. Já disse que gosto do seu modo de escrever, descritivo. Enfim. As respostas estão corretas e a aula possui tudo que precisa. Bom trabalho!40 pontos.

___________________________________________________





drop by drop by drop
avatar
Viúva Negra
Avenger
Avenger

Mensagens : 126
Data de inscrição : 21/03/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ética Super-Humana — 1° PARTE

Mensagem por Sebastian Morgenstern em Sab Jun 27, 2015 11:03 pm

Notas
Jasper: Jasper seu modo de escrever é interessante com aquela dúvida sobre o que fará em seguida, pois seus pensamentos demonstram essa opção. Sobre as respostas, apenas a Segunda questão esta errada, pois assinalou B e a resposta certa é a E. Enfim, a aula possui tudo que precisa. Bom trabalho!37 pontos.

Lorenzo: Enzo, sua aula foi boa, sem erros detectáveis e soube colocar elementos novos enquanto ouvia as explicações Enfim, as respostas estão corretas e a aula com tudo que se pede. Bom trabalho!40 pontos.


___________________________________________________








❝As pessoas só veem aquilo que você deixar elas verem!❞

Lilith

Ficha
avatar
Sebastian Morgenstern
S.W.O.R.D
S.W.O.R.D

Mensagens : 125
Data de inscrição : 19/05/2015
Idade : 27

Ficha X-Marvel
Level : 4
Poderes e Atributos: Poderes Angelicais e Carga Cinética Explosiva +3 ATK e +3 ARMAS
Reputação:
2/6  (2/6)

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ética Super-Humana — 1° PARTE

Mensagem por Rogue em Qui Jul 09, 2015 12:22 pm

Notas
Alek: Como sempre, sua escrita está impecável. Me humilha com tamanha beleza, gente. Do questionário você só errou as duas primeiras questões, mas isso não irá afetar em sua nota final. Gostei de tudo que fez. T U D O! Bom trabalho! 40 pontos.
avatar
Rogue
X-Mens
X-Mens

Mensagens : 17
Data de inscrição : 30/11/2014
Localização : Instituto para jovens mutantes Charles Xavier.

Ficha X-Marvel
Level : 4
Poderes e Atributos: Absorção de Poderes e Memórias
Reputação:
0/0  (0/0)

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ética Super-Humana — 1° PARTE

Mensagem por Dan Skyes em Seg Jan 04, 2016 5:01 am

If you're not the one for me
Os últimos dias estavam sendo bastante interessantes. Para Dan, parecia que ter ficado com os X-Men havia sido realmente a escolha certa. Claro, cada segundo que conseguia, mesmo que inconscientemente, esboçar um sorriso, eram seguidos de horas de tristeza, ocasionada pela ainda constante lembrança do garoto do que acontecera com a família. Vários meses já haviam se passado e, apesar de que seu estado psicológico estava bem melhor, tendo se livrado do estrese pós-traumático e da síndrome do pânico originados pelo ocorrido naquele dia, ainda estava com muitas dificuldades para lidar com tudo. Os pesadelos continuavam vindo, toda noite, do mesmo jeito. Além disso, ainda tinha que lidar com os poderes psíquicos que nem ele próprio imaginava a extensão. Parecia bem difícil para um adolescente. E era.

Percebendo que já havia ficado muito tempo absorto em seus pensamentos, Dan voltou a si e decidiu verificar qual era sua próxima aula, afinal, não queria se atrasar, e até que talvez algumas lutas pudessem fazer bem para ele, distraindo sua mente. Ao pegar o pequeno papel com sua grade horária, porém, verificou que as coisas não iam ser bem daquele jeito. Ética Super-Humana. Assim que viu o que teria que encarar pelas próximas 2 horas e 30 minutos, fez uma rápida careta involuntária. Filosofia, sociologia e outras matérias semelhantes nunca haviam sido bem as preferidas de Daniel, mas precisava ir de qualquer jeito. Verificando o horário em seu relógio e concluindo que só tinha 5 minutos para chegar na classe, apressou o passo em direção à sala indicada. Felizmente, não estava tão longe.

[...]

Ao chegar, apesar de quase atrasado, conseguiu pegar um lugar não tão ruim, mais ou menos no meio da sala. Dan tinha consciência que tinha se tornado bastante introvertido. Só falava com alguém quando realmente necessário, andando sozinho por aí enquanto via outros alunos em comuns grupinhos pelos corredores. Ao analisar seus colegas de classe, concluiu que a maioria ali poderia se passar facilmente por um humano normal, mas havia ainda alguns com uma aparência peculiar. Aqui e ali, algum jovem demonstrava seus poderes, como um cara fazendo o material de outro voar por aí e uma garota se transformando num pássaro.

Quando uma mulher entrou na sala, Dan rapidamente pôs-se a analisá-la. Estranhou a mecha branca em seus cabelos, ficando curioso para saber se era apenas coloração artificial ou se havia algo a mais. Ao observar que ela havia se posicionado de frente para os alunos e notando a forma como olhava para a classe, concluiu que provavelmente era a instrutora. Se ajeitou na cadeira e pegou seu material na mochila, colocando depois sobre a mesa.

A instrutora se apresentou, mas, dali em diante, cada coisa que ela falava parecia só fazer lembrá-lo ainda mais da aula que estava assistindo, principalmente por causa do grande “Ética e Moral” estampado no quadro. Mesmo assim, decidiu anotar aquilo que ela falava. Sempre que anotava os que os professores falavam e escreviam, fixava melhor a matéria, o que realmente seria ótimo, visto que com certeza não deveria ser bom naquela aula e odiaria reprovar, de qualquer forma que funcionasse aquilo de aprovação e reprovação naquele lugar.

Quando Vampira começou a andar por entre as fileiras, Dan desejou profundamente que ela não estivesse escolhendo alguém para fazer uma pergunta ou algo assim. E se estivesse, que não fosse ele próprio. Até porque provavelmente passaria uma grande vergonha, já que, sinceramente, não estava entendendo muita coisa. Assim, começou a copiar em um ritmo mais lento, para tentar evitar a instrutora. Apesar de tudo, conseguia compreender alguns trechos, mesmo que às vezes precisasse repetir mentalmente o que a X-Man dizia para tentar capturar e fixar alguma coisa. Ouviu calmamente o discurso que provavelmente seria a versão para super-humanos do velho ditado ”Errar é humano”.

Porém, as coisas realmente ficaram confusas quando a instrutora chegou na parte de Altruísmo, Sacrifício e Niilismo. Primeiramente, ficou realmente em uma difícil encruzilhada com aquela pergunta sobre quem salvar. Claro, se pudesse, o correto seria salvar a todos, mas e se realmente tivesse que escolher? Depois disso, praticamente estava apenas transcrevendo aquilo que a mulher falava para seu caderno, sem entender praticamente nada. Quando ela perguntou se alguém sabia o significado de Niilismo, Skyes permaneceu calado, afinal, não sabia mesmo, de qualquer forma. Dan ficou realmente preocupado quando ela disse que precisava de participação para avaliar seus alunos, afinal, não era de falar muito. Ao menos não mais. Quanto ao Niilismo, apesar de continuar com dificuldade para entender todos aqueles princípios, concordou com a professora, já que parecia mesmo coisa de vilão.

Daniel ficou um pouco mais interessado quando começou a falar de primeiros-socorros. Como sua mãe era médica, acabara ensinando algumas coisas para o garoto, que, inclusive, já havia pensado em seguir seus passos e se tornar médico. Voltou a si, praguejando por estar novamente se atormentando por causa do acontecido. Apressou sua escrita, apesar de ter feito a letra parecer um desastre, para que pudesse terminar de escrever todas as incrivelmente grandes anotações que ela dava.

[...]

Dan realmente iria preferir causar algumas hemorragias em certos vilões que tratá-las, mas aquilo parecia bem útil. Quando acabou de copiar tudo e achou que finalmente estava livre, veio a notícia da avaliação escrita. Foi aí que o jovem mutante ficou realmente preocupado. Não se achava apto a fazer aquilo, ainda mais quando tudo parecia tão emaranhado em sua cabeça. Realmente precisaria de sorte.

[...]

Quando finalmente acabou o exame, se sentiu incrivelmente aliviado, apesar de ter o terrível pressentimento de ter se saído péssimo. Entregou a atividade para a professora e saiu da sala. Não havia sido tão ruim, mas isso não queria dizer que havia sido bom.



Why do I hate the idea of being free?
Thanks, ▲ Tenebrae ▼



Atividade:
1 - Sobre o conceito de ética marque a alternativa que NÃO representa uma alternativa correta. (Resposta: A)

(A) Ética é a ciência normativa dos comportamentos humanos, sendo definida
através de leis específicas.

(B) A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e
culturais.
(C) Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética.
(D) Ao conviver em sociedade o homem percebeu a necessidade de “regras” que
regulamentassem esse convívio.
(E) Ética é o Julgamento da validade das morais.

2 - Julgue as afirmações referentes a Moral e Ética e, em seguida, marque a opção
que apresenta os itens corretos: (Resposta: B)

I– Moral e Ética são termos que possuem sentidos semelhantes.
II– “Moral” precede a ética na aplicação social.
III– Ética quer dizer “costume” e pode variar na sociedade.
IV – A Moral, afinal, não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por
natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral também é um
empreendimento social.
V– A moral é a ferramenta de trabalho da ética.

Alternativas: (A) I, IV, III
(B) IV e V
(C) II, III, V
(D) III, IV, V
(E) II e IV

3 - Relativos à ética no serviço público e qualidade no atendimento ao público
marque a opção incorreta. (Resposta: A)

(A) Os valores fundamentais do serviço público decorrem exclusivamente do seu
caráter público.

(B) Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de
comunicação e contato com o público é uma atitude ética do servidor público.
(C) Ser pontual no trabalho faz parte de uma postura ética.
(D) Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos e de contratantes, que
visem obter favores ou vantagens indevidas é uma ação ética.
(E) Ter a consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos é bom para
o indivíduo, para organização e para a sociedade como um todo.

4 - Como se verifica a respiração de uma vítima de acidente de trânsito? (Resposta: A)

a) Observando os movimentos do peito, escutando e sentindo o ar saindo da boca e do nariz da vítima

b)Verificando se a vítima está sangrando pelo nariz

c)Observando o pulso

d) Todas estão corretas


5 - Numa ressuscitação cardiopulmonar com um socorrista, qual deve ser a proporção entre os números de compressões e respirações.(Resposta: B)

a)Cinco massagens cardíacas por uma respiração de boca a boca.

b) Trinta massagens cardíacas por duas respirações de boca a boca.

c)Fazer massagem cardíaca ate que a vítima volte a respirar sozinha ou entre em obto.

d)Duas massagens cardíacas por cinco respirações boca a boca.


6 - Movimentar um acidentado pode causar lesão na medula. Qual das alternativas abaixo NÃO é uma consequência dessa lesão? (Resposta: C)

a) Paralisia de membros.

b) Paralisia da respiração.

c) Dor de dente.

d) Perda dos movimentos inferiores.

7 - Um garoto caiu de cabeça de uma árvore. Ele não se levanta, mas chora e se queixa de dor no pescoço. Você: (Resposta: A)

A) deixa-o deitado, imobiliza o pescoço com o que tiver à mão e pede a alguém que chame a ambulância;
B) faz uma maca com um cobertor, e a família inteira transporta a criança até o carro para levá-la ao médico;
C) abraça o menino, massageia o pescoço e os ombros dele com movimentos suaves até que se acalme e depois o leva ao médico.

8 - Você tem de resgatar a vítima de um acidente. Ela está inconsciente e não respira. Você começa a aplicar a ressuscitação cardiopulmonar no ritmo de: (Resposta: B)

A) 15 compressões no peito a cada 5 respirações boca a boca;
B) 30 compressões a cada 2 respirações boca a boca;
C) 10 compressões a cada respiração boca a boca.
avatar
Dan Skyes
X-Mens
X-Mens

Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/12/2015

Ficha X-Marvel
Level : 1
Poderes e Atributos: Indução de Medo & Manipulação Psíquica
Reputação:
0/0  (0/0)

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ética Super-Humana — 1° PARTE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum